O que a Bíblia diz sobre Divórcio?

   Divórcio é um assunto polemico no meio evangélico, Alguns entendem que o casal tem livre arbítrio para se separar e casar de novo, outros acreditam que somente o adultério é causa que justifique a separação, outros ainda dizem que uma vez casado, casados para sempre e nada justifica diante de Deus o Divórcio. Mas  Afinal, O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE DIVÓRCIO?

Você Precisa Saber que O divórcio é Bíblico e Permitido Por Deus. Mas antes de se apropriar dessa verdade leia o Artigo até o Final.

O Casamento Segundo a Bíblia

 

   A Primeira vez que a união entre um homem e uma mulher é mencionado na bíblia é em Gênesis Capitulo 2. Nesse Contexto o Homem vivia só no Jardim do Édem e Deus viu que não era bom o homem estar só. Então Deus Fez Adão cair em um profundo sono e De sua costela Fez a Mulher Gn 2.18 E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.

   Vejamos os versículos de Gn 2.21-22  Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; 22  E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.

   O Próprio Deus que institui o casamento, Ele Próprio Cria a Mulher e Leva-a até Adão. Quando Adão Recebe a Mulher das mãos de Deus, Ele Diz: Gn 2.23-24   Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. 24  Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.

   A bíblia diz que Serão Ambos uma Só Carne. O casamento Segundo Os Preceitos bíblicos é a união de um homem e de uma Mulher que passaram ser Diante de Deus uma Só Carne. Antes de Entender o que a bíblia diz sobre o divórcio, é fundamental entender o que diz sobre o casamento.

  Esse mistério é tão profundo que o Apostolo Paulo usa esse Modelo de união Divina para expressar a União de Cristo e a Igreja. Em efésios Cap. 5.22-33  Paulo faz uma Comparação de Cristo e a igreja com os maridos e suas mulheres.  O que nos chama atenção é o Versículo 30, que diz “Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos.”. Esse mistério nós não conseguimos explicar com a razão humana, é um mistério Divino. Paulo Afirma que Um Casal estão Ligados diante de Deus, Literalmente Em carne e osso. Diante do exposto o Divórcio seria Separar A carne dos ossos de uma Pessoa. Sabemos que isso não é possível sem que a pessoa morra.

O que a bíblia diz sobre divórcio No Evangelho de Mateus

   Jesus em Mateus 19 foi interrogado pelos fariseus sobre o Divórcio, Eles perguntaram a Jesus se é lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer Motivo.

    Repudiar Renegar a esposa ou rejeitá-la legalmente. Separar-se através de um divórcio; divorciar-se. Desamparar alguém, deixar em abandono; rejeitar, repelir: repudia seu filho e deixa-o aos cuidados de outros.

A Resposta de Jesus foi a Seguinte

Mt 19.4-6   Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez, 5.  E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne? 6.  Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.

   Em sua Resposta, Jesus Remete os Fariseus ao Princípio de Tudo quando Deus Criou o casamento e finaliza Dizendo “o que Deus ajuntou não o separe o homem.” Ou seja, Deus Ajuntou Homem e mulher no casamento e o Homem inventou o divórcio para tentar separar. Mas Jesus foi muito categórico em Dizer Que o Que Deus uniu “Casamento” o Homem “Divórcio” não Separa. Não satisfeitos com a Resposta, os fariseus Contra argumentam com outra Pergunta.

Mt 19.7 Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio, e repudiá-la?

   E Jesus mais uma Vez com sabedoria Afirma. Mt 19. 8-9 .Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza dos vossos corações, vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas ao princípio não foi assim. 9-  Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de prostituição, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.

   Muitos usam esse Texto de Mateus para Justificar o divórcio, Porém dentro de uma Hermenêutica ⇒ (ciência, técnica que tem por objeto a interpretação de textos religiosos ou filosóficos, esp. das Sagradas Escrituras.) Não podemos analisar um texto fora do seu Contexto. Devemos Analisar a Escritura como um todo. Vejamos o que os Outros escritores dos  evangelhos disseram sobre essa mesma passagem.

O que a bíblia diz sobre divórcio No Evangelho de Marcos

   Mc 10.2-12 E, aproximando-se dele os fariseus, perguntaram-lhe, tentando-o: É lícito ao homem repudiar sua mulher? 3  Mas ele, respondendo, disse-lhes: Que vos mandou Moisés? 4  E eles disseram: Moisés permitiu escrever carta de divórcio e repudiar. 5  E Jesus, respondendo, disse-lhes: Pela dureza dos vossos corações vos deixou ele escrito esse mandamento; 6  Porém, desde o princípio da criação, Deus os fez macho e fêmea. 7  Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher, 8  E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne. 9  Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. 10  E em casa tornaram os discípulos a interrogá-lo acerca disto mesmo. 11  E ele lhes disse: Qualquer que deixar a sua mulher e casar com outra, adultera contra ela. 12  E, se a mulher deixar a seu marido, e casar com outro, adultera. 

   Marcos Registra a Mesma Resposta Que Jesus deu aos fariseus, registrada em Mateus, a única diferença é que nessa passagem não encontramos nenhuma brecha ou exceção para o divórcio.

O que a bíblia diz sobre divórcio No Evangelho de Lucas

   No Evangelho de Lucas Encontramos novamente a Passagem sobre o Divórcio e como em Marcos, sem exceção para o Divórcio. Lc 16.18 Qualquer que deixa sua mulher, e casa com outra, adultera; e aquele que casa com a repudiada pelo marido, adultera também.

   As Palavras de Jesus quanto ao Divórcio foram tão duras e irreversíveis que os Discípulos Disseram pra Jesus Mt 19.10  Disseram-lhe seus discípulos: Se assim é a condição do homem relativamente à mulher, não convém casar.

O que a bíblia diz sobre divórcio Nas Cartas de Paulo – Romanos

  O Apostolo Paulo escrevendo aos Romanos 7.1-3 disse:  NÃO sabeis vós, irmãos (pois que falo aos que sabem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive? 2  Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido. 3  De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for de outro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for de outro marido.

   Novamente Não existe exceção para Divórcio e novo Casamento. O Apostolo afirma que a única possibilidade de um novo casamento na vida de uma pessoa que foi casada é a morte de um dos cônjuges.

O que a bíblia diz sobre divórcio Nas Cartas de Paulo – I Coríntios

   Ao escrever a carta aos Corintos o Apostolo Paulo no capítulo 7 descreve os deveres de marido e mulher um para com o outro. I Coríntios 7. 1-2.10-11 ORA, quanto às coisas que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher; 2 Mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido.10 Todavia, aos casados mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido. 11 Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.

   Vemos nos versículos analisados que tanto nos evangelhos quanto nas cartas Paulinas não encontramos exceção para o divórcio e novo Casamento

Quando Deus Permite o Divórcio?

   O divórcio é Bíblico e Autorizado por Deus, O que não Pode segunda a Bíblia é o novo Casamento. Por quê? Porque não existe nada nessa terra que consiga desfazer o que Deus fez, a união de duas pessoas, como carne e osso mediante ao casamento. A Única maneira é a marte. Mc 10. 9  Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. Romanos 7. 2-3  Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido. 3  De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for de outro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for de outro marido.

Deus Odeia o Divórcio

 Malaquias 2.16  Porque o Senhor, o Deus de Israel diz que odeia o Divórcio, e aquele que encobre a violência com a sua roupa, diz o Senhor dos Exércitos; portanto guardai-vos em vosso espírito, e não sejais desleais.

   Todos Devem saber Que o Casamento é uma instituição divida Criada pelo Próprio Deus, e que uma vez casados, Casados para Sempre. Porque depois do advento do casamento o homem passa a fazer parte do corpo da mulher e a mulher passa a fazer parte do corpo do Homem, e esse estado de união é indissolúvel. Por isso, a única maneira de a Pessoa que quer agradar a Deus, mas não aguenta mais viver debaixo do mesmo teto do seu companheiro é se separar e permanecer solteiro. Essa Palavra pode parecer dura, Ma é o que a bíblia diz sobre Divórcio.

   Alguns para se justificarem diante de Deus podem até tentar achar na bíblia versículos isolados que podem ser interpretados como permissão para novo casamento, mas Provamos nesse Estudo em uma análise hermenêutica bem ampla que a vontade de Deus é que Não haja Divórcio, mas uma vez divorciado esse deve permanecer solteiro para não pecar contra Deus.

Qual o Papel da Igreja Sobre o Divorcio

   A igreja dentre seus vários papeis exercidos na sociedade, um deles é de inibir a pratica do pecado, a igreja é um agente regulador da conduta humana, pregando a verdade da palavra de Deus. Todavia a igreja vem deixando esse papel de Ensinar a verdade de Lado, não abordando o assunto em questão ou fazendo pouco caso, como se tudo estivesse bem. A igreja está aceitando o divórcio e deixando de exercer o seu papel regulador da conduta moral da sociedade. E com isso o pecado vem aumentando mais e mais e o divórcio vem se tornando algo normal e aceito no meio do povo de Deus. Vejamos como o Divórcio Aumentou nos últimos anos.

Estatística de Divórcio

   O Brasil registrou 341,1 mil divórcios em 2014, ante 130,5 mil registros em 2004. É um Aumento de 161,4% em uma década. Essa informação está presente na pesquisa Estatísticas do Registro Civil 2014, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Duração média dos casamentos 

   A idade média do homem ao se divorciar, passou de 44 para 43 anos, entre 1984 e 2014, enquanto a das mulheres era de 40, nos dois casos. Para os homens, a menor idade média, em 2014, foi observada no Acre: 41 anos. Entre as mulheres, a menor idade média, de 38 anos, foi verificada nos Estados de Rondônia e do Acre.

   No período entre 1984 e 2014, constatou-se redução na duração dos casamentos, de 19 para 15 anos (tempo médio transcorrido entre a data do casamento e da sentença de divórcio ou da escritura de divórcio). Em 2014, os casamentos duravam mais tempo, em média, nas regiões Nordeste e Sul (16 anos em ambas). Entre os Estados, destacou-se o Piauí, com 18 anos.

Leia a matéria na integra no site: http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2015/11/em-10-anos-taxa-de-divorcios-cresce-mais-de-160-no-pais

Conclusão O que a bíblia diz sobre divórcio

1 – O Casamento foi Criado por Deus com a união indissolúvel de homem e mulher

2 – Jesus No Novo Testamento Condenou o Divórcio

3 – Paulo em suas cartas Condenou o divórcio Dizendo que a união é ate que a morte os separe

4 – Todos são livres para se Divorciar, porém não podem casar de novo.

5 – A igreja em quanto reguladora da conduta moral da sociedade deixa de combater o divórcio Contribuindo para o aumento drástica de separações

6 – Deus Odeia o Divórcio

Que a Graça infinita do Senhor Jesus venha dar força para todos aqueles que estão vivendo um momento de Divórcio e que o Espírito Santo Ajude a suportar as tentações e a Vontade de Deus venha Prevalecer.

O que a Bíblia diz sobre Divórcio?
4.82 (96.36%) 11 votes

Comentários

Comentários

Receba E-Book Grátis com 1000 Curiosidades da Bíblia!

11 Comentários

  1. Marcio Jean

    Coerente com os ensinamentos cristãos.

  2. Jairo Luiz da Silva

    Parabéns pelo estudo k DEUS abençoe a cada dia mais e mais li proporcionando cada dia mais sabedoria para compartilhar com nosco fique na paz de Jesus Cristo

    • Amém, Jairo! Realmente eu Peço Sabedoria a Deus! Deus continue nos Abençoando!

  3. Anderson de Freitas Vieira

    Parabéns ótimo conhecimento

  4. orivaldo

    Parabéns meu irmão excelente estudo

  5. Maria Pereira

    Seguindo literalmente os evangelhos, o divórcio não é bem quisto por Deus, e nem pela maioria dos cristãos, que interpretam de forma literal as palavras de Jesus sobre estar em adultério quem casa-se de novo estando seu antigo cônjuge vivo.

  6. carlos França

    Casamento é para sempre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *